A pirajuiense, professora e doutora Karina de Fátima Gomes foi selecionada para representar o governo brasileiro no país africano de Cabo Verde. Karina segue viagem no final de agosto para trabalhar como professora na Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia, capital do país, onde também executará projetos de leitura no Instituto Guimarães Rosa (vinculado à embaixada do Brasil).
A docente faz parte do projeto Leitorado (Capes/Ministério das Relações Exteriores) e ficará por dois anos a serviço do governo federal na missão de divulgar a língua portuguesa no mundo, período em que também vai cursar um pós-doutorado na área da execução de projetos de leitura.
“Eu gostaria de dizer que é um momento desafiador. É um divisor de águas na minha trajetória, e um ‘abrir mão’ de projetos e atividades de sucesso que desenvolvo no Brasil, mas sei que valerá cada momento investido em crescimento profissional e na abertura de horizontes culturais e acadêmicos. É um privilégio compartilhar meus saberes em uma instituição tão conceituada como a Universidade de Cabo Verde, e certamente essa oportunidade irá me enriquecer como profissional, mas acima de tudo como ser humano. Agradeço a minha família e amigos, por sempre me apoiarem em meus projetos e por me permitirem sonhar!”, expressou a professora em entrevista ao portal PirajuíNews.
A Prof. Drª Karina é graduada em Letras (Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras) e em Pedagogia (UNIG), especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Possui mestrado em Letras/Literatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas/MS e doutorado em Letras/Literatura pela mesma instituição, com doutorado sanduíche na Universidade de Évora (Portugal).
Atuou como professora por 22 anos, na rede estadual paulista, com experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, também foi professora nas redes municipais de Pirajuí e Lins, além de ter atuado como docente no curso de Pedagogia (PARFOR), em instituição na cidade de Lins/SP.
Atualmente é proprietária de uma empresa de consultoria para formação de professores nas áreas de educação e letras, é mediadora de leitura de diversos projetos em Lins e região, docente no curso de Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Lins (Unilins) e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino em Lins/SP desde 2010, atuando nas creches municipais desde 2014.
É filha de Neuza Izabel Daniel e Francisco Fátima Gomes, neta de Antonia Marcato Daniel e Alderico Daniel e Maximilia Nunes e José Gomes Ferreira. Irmã da Josiane e da Jessica, e tia do João Pedro e do Vinicius. Nasceu em Pirajuí no dia 11/03/1979, na Fazenda Boa Vista, e se mudou, ainda criança, para a Vila Abel, local em que sua família reside atualmente.
Karina adotou a cidade de Lins como sua casa e o mundo como extensão para aprender e compartilhar saberes.
Veja a entrevista que ela deu na cidade de Lins neste link: https://youtu.be/joKcYy-OfNU
Fonte: PirajuíNews


