Na última sexta-feira, 31 de outubro, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, esteve na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna”, em Pirajuí (SP), para uma visita institucional no âmbito do Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade do Sistema Prisional, promovido pelo CNJ.
A comitiva contou também com a presença do secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Marcello Streifinger, e do diretor-geral da Polícia Penal, Rodrigo Santos Andrade, que acompanharam as atividades na unidade prisional. Durante a visita, foram discutidas ações voltadas à melhoria das condições estruturais, de saúde e de reintegração social das mulheres privadas de liberdade.
Na ocasião, foi inaugurada uma oficina de produção de absorventes íntimos, iniciativa que busca garantir mais dignidade às reeducandas e reduzir a vulnerabilidade menstrual dentro da unidade. A ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas à ampliação de oportunidades de capacitação profissional e à promoção da autonomia feminina no sistema prisional.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – cnj.jus.br



