Acompanhado da primeira-dama Cristiane Freitas, governador de São Paulo esteve na cidade neste sábado (23): ‘a gente vai resolver’
Durante a formatura de mais de 400 alunos do sexto ciclo do programa Caminho da Capacitação, na manhã de sábado (23), no Ginásio de Esportes Satilio de Lima (Gigantão), em Pirajuí, o governador Tarcísio de Freitas garantiu que irá se movimentar para que as obras referentes à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade sejam viabilizadas. “Eu não sei como, nem quando. Só sei que a gente vai resolver o problema da sua lagoa de tratamento”, disse, direcionando sua fala à prefeita Rosa Santos.
“O município, de repente, não vai conseguir resolver sozinho, mas nós vamos conseguir resolver esse problema juntos, com certeza. Eu vou resolver esse problema junto com o Madalena. Ele vai me ajudar”,continuou o governador, ao se referir ao deputado estadual Ricardo Madalena, presente no evento.
Com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, a cerimônia de formatura de alunos de Pirajuí e outros cinco municípios reuniu, ainda, diversas autoridades, como vereadores, secretários, representantes de associações e do setor privado.
Aos formandos, Tarcísio ressaltou o objetivo do programa de abrir portas para o mercado de trabalho, cada vez mais concorrido. “A nossa intenção é dar mais opções. A gente quer caminhar junto com vocês, fazer essa travessia juntos. Queremos que vocês prosperem e sejam muito felizes”, desejou.
‘Dia histórico’
A prefeita Rosa Santos definiu o evento de formatura como “um dia histórico para a nossa cidade”. “Receber o governador do estado é um marco. Há anos não tínhamos a visita de uma autoridade estadual em nossa cidade. Pirajuí, até pouco tempo atrás, estava esquecida, mas hoje, com muito esforço, é possível transformar. Mostramos que a ‘Cidade Jardim’ voltou a florescer e está sendo cuidada com justiça, responsabilidade e, acima de tudo, com muito amor”, declarou Santos.
Idealizadora do programa Caminho da Capacitação, a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, falou da decisão, por parte dos formandos, de buscar qualificação e crescimento profissional. “Hoje, nós celebramos essas sementes que florescem. Cada um de vocês, que está aqui formando-se, fez uma escolha: escolheu acreditar em si, escolheu aprender, evoluir e recomeçar”, elencou.
Os formandos concluíram diversos cursos deTecnologia e Inovação, soldagem, manicure e pedicure, design de sobrancelhas oferecidos em carretas móveis adaptadas como salas de aula em Pirajuí, Balbinos, Cafelândia, Guarantã, Reginópolis e Sabino. No período da tarde, o governador e a primeira-dama estiveram em Bauru, para a formatura dos alunos de Bauru, Avaí, Duartina, Iacanga, Paulistânia e Piratininga.
Lagoa de tratamento
Os moradores de Pirajuí convivem, há décadas, com um problema crônico de saneamento: a necessidade da construção de emissários para interligarem-se às quatro lagoas de estabilização de esgoto já concluídas no município.
Durante a visita do governador Tarcísio de Freitas à cidade, no sábado (23), a prefeita Rosa Santos pediu suporte do governo estadual para resolver o impasse. Em discurso aos formandos e autoridades, Tarcísio garantiu que irá olhar para a questão e buscar soluções.
“Quando a gente der o primeiro passo na direção do saneamento básico, outros passos serão dados. Outras portas vão se abrir. Outros negócios vão vir para Pirajuí. Sabemos que essa região tem muito potencial e é próspera no agronegócio. Essa região pode dar saltos ainda maiores. Então, se está faltando água em tratamento e o saneamento básico é uma prioridade para o município, nós vamos fazer”, reforçou o governador de São Paulo.
Fonte: Prefeitura de Pirajuí