6 de maio de 2025 08:14

Cachaça fabricada em Pirajuí recebe prêmio em concurso estadual

Alambique Peixe Dourado ficou entre as melhores cachaças paulistas

Pirajuí ganhou destaque com o Alambique Peixe Dourado, uma empresa da cidade que fabrica cachaça, recebendo o primeiro lugar em duas categorias de um concurso estadual promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de SP. 

As cachaças premiadas foram: Jequitibá, na categoria Armazenada, e Carvalho, na categoria Envelhecida. As armazenadas podem ficar por menos de um ano em tonéis acima de 700L. No caso do Alambique pirajuiense, as bebidas são armazenadas por até um ano em dorna de 200L. As envelhecidas devem permanecer por no mínimo um ano em tonéis de no máximo 200L – no Peixe Dourado, os produtos permanecem por três anos em tonéis de Carvalho.

Segundo Rafael Ogeda, um dos responsáveis pela produção do produto, o alambique está a caminho do quarto ano, entre estudos e início da atividade, “sempre visando melhorar os processos”, disse.

Ogeda ainda explicou que todo processo de fabricação das cachaças (como a colhida da cana, a fermentação, destilação, etc) acontece em uma fazenda próxima ao Clube de Campo de Pirajuí, e que a conquista do título é resultado do trabalho e da união da família: “O prêmio foi fruto de um esforço em conjunto de toda a família que trabalha em equipe, e também, dos estudos e pesquisas visando a integração entre novas tecnologias em curso da USP Piracicaba e conhecimentos populares para manutenção da tradição”.

Siga no insta: @alambiquepeixedourado

Vendas: Rafael (14)99741-1545 | Jose (14) 99794-2582

Fonte: PirajuíNews

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Envie sua noticia ou faça orçamento