Serão disponibilizados recursos remanescentes pertencentes dos Editais N°0001/2024 e 002/2024
A Prefeitura de Pirajuí em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Turismo, abriu as inscrições para o edital da Lei Paulo Gustavo. A ação busca fomentar a produção cultural e artística local, incentivando a participação de pessoas físicas e jurídicas, incluindo entidades sem fins lucrativos, artistas, produtores culturais e demais profissionais do segmento.
As inscrições estarão abertas de 10 a 16 de junho de 2024. As categorias abrangem diversas áreas culturais, tais como produções de festival, mostra, cinema de rua ou itinerante, projeto de fomento à cineclubes, vídeos de curta-metragem, vídeos mini-doc, vídeos de baixo custo, vídeos de obra de longa-metragem, vídeo clipe curta-metragem e vídeos one minute.
Segundo a Coordenadora de Cultura e Turismo, Aline Pinatti, esse projeto é um instrumento fundamental para apoiar artistas, produtores e agentes culturais, permitindo que seus projetos ganhem vida e alcancem um público ainda maior “Nosso objetivo é incentivar a diversidade e a riqueza cultural, promovendo a inclusão e o desenvolvimento sustentável do setor. Convidamos todos os profissionais da área a participarem deste edital e contribuírem para fortalecer a nossa cultura. Juntos, podemos transformar a realidade cultural do Brasil, impulsionando a criatividade e a inovação”, afirmou.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pirajuí