Aconteceu, na última segunda-feira (11), a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre municípios do programa “E Agora, José?”. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Pirajuí e reuniu diversas autoridades da cidade, como o prefeito Cesar Fiala, e os prefeitos de Reginópolis, Ronaldo Corrêa, e de Presidente Alves, Cristiano Guego.
O projeto “E Agora, José?” é um grupo socioeducativo com homens autores de violência doméstica contra as mulheres. Esta iniciativa surgiu com o objetivo de promover atividades pedagógicas e educativas, assim como o acompanhamento das penas e das decisões proferidas pelo juízo competente no que tange aos homens autores de violência doméstica contra as mulheres.
O projeto de lei com autoria do governo municipal foi instituído em 2022 e aprovado por unanimidade na Câmara dos vereadores. Tal política é inspirada em um projeto informal realizado em Santo André (SP). A parceria com oito cidades da região visa o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a mulher e coloca Pirajuí em destaque.
Segundo o chefe do executivo, Cesar Fiala, “o programa é um marco para nossa cidade, reforçando o nosso compromisso para com as mulheres. Os agressores precisam ser responsabilizados por seus atos e com essa iniciativa do município, damos mais um passo rumo à conscientização sobre a violência e seus impactos na sociedade. No Brasil os índices de feminicídio são assustadores, é nosso papel promover políticas públicas que revertam esse cenário”, afirmou.
Fiala completou que na região de Pirajuí, dos 205 casos de violência contra a mulher notificados, nas questões de penas alternativas, quando os agressores participam do programa, o número de reincidência é de oito casos. Ou seja, 96% dos homens não voltaram a realizar agressões.
Fonte: Prefeitura de Pirajuí


