A partir da próxima segunda-feira (17), a cidade de Pirajuí passará a ter um polo regional de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os policiais penais assumirão 100% das escoltas, liberando os policiais militares para as ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral. Até então, essa tarefa era compartilhada entre os agentes da SAP e a Polícia Militar.
Além de Pirajuí, outras cinco bases irão funcionar nas cidades de Marília, Avaré, Guariba, Ribeirão Preto e Franca. Nesta semana, foram entregues 37 novas viaturas, para iniciar as escoltas na segunda-feira.
Os agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) participaram, inclusive, de um treinamento de apresentação da viatura, que contou com orientações quanto à manutenção e conservação do veículo, normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de deslocamento em comboio realizado em perímetro urbano e rodoviário.
INVESTIMENTO
Foram investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente.
Com a SAP à frente do serviço, o efetivo da PM será redirecionado para as atividades exclusivas de policiamento preventivo e ostensivo, reforçando a presença policial e a segurança da população em todas as regiões do estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SAP
Foto: Marcus Libório