Rosalina dos Santos é afastada por 8 votos a 3
A Câmara Municipal de Pirajuí afastou, nesta sexta-feira (12), a prefeita Rosalina Sônia dos Santos, conhecida como Rosa da Ambulância (PL), por infração político-administrativa. A decisão foi aprovada por 8 votos a 3, após a votação do relatório final da comissão processante.
Votaram contra o afastamento os vereadores Johnny (PL), Tenente Flávio (Podemos) e Ricardo Cury (Republicanos).
Já os votos favoráveis ao afastamento foram dos vereadores Yara Falavinha (Republicanos), Jessica Dalboni (PSDB), Prof. Duzão (União Brasil), Pr. Cleber (MDB), Dr. Eukles (PSDB) e Danilo Zu (PSB).
A prefeita é investigada por supostas práticas de nepotismo, contratações sem licitação e pela utilização de microempreendedores individuais (MEIs) em funções que, conforme a legislação vigente, deveriam ser exercidas por servidores concursados.
A denúncia foi apresentada por uma moradora do município. As supostas irregularidades também são alvo de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), protocolada em julho deste ano.
Com o afastamento, a vice-prefeita Geronice Caldeira assume interinamente a chefia do Poder Executivo até a conclusão do processo de cassação. A reportagem procurou a defesa da prefeita afastada e aguarda manifestação.
A sessão da Câmara durou mais de nove horas. Por acordo entre a acusação e a defesa, a leitura integral do processo foi dispensada em razão do tempo. O advogado da prefeita, Rosa da Ambulância, esteve presente durante toda a sessão, atuando em sua defesa.



