A Câmara Municipal de Pirajuí recebeu uma denúncia contra o presidente do Legislativo, Ademir José Alves (PSDB), o China, pedindo a abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar possíveis irregularidades em contratos firmados pela Casa.
Segundo o documento enviado por uma moradora do município, haveria indícios de fraudes e favorecimentos em contratos mantidos com pessoas ligadas ao ex-prefeito Cesar Fiala. A denúncia cita dispensa de licitação sem justificativa, falta de publicações oficiais, além de contratações e atuações consideradas irregulares, que teriam causado prejuízo aos cofres públicos.
Os contratos sob suspeita envolvem serviços de comunicação, transmissão das sessões, limpeza e copeiragem. A denúncia foi recebida e seguirá para apuração. A Comissão Processante foi formada durante a última sessão da Câmara, realizada na segunda-feira, 20 de outubro.
Denúncia no Ministério Público
As supostas irregularidades também foram alvo de denúncia no Ministério Público (MP) protocolada no início de 2025 pelos vereadores Johnny (PL), Tenente Flávio (Podemos) e Yara Falavinha (Repuplicanos).
Após a leitura do documento na sessão, o vereador China disse que aceita denúncia porque não tem nada a esconder: “..mesmo porque não fui eu que fiz os contratos, nem tampouco renovei esses contratos”, afirmou. “Se eu tivesse feito os contratos em 2024 e renovado em janeiro, então eu poderia afirmar que teria ‘culpa no cartório’, mas os contratos serão renovados agora, em dezembro. Então até lá, cabe, se for o caso, ao ex-presidente da Casa, e não a mim”. “Aceito, porque não tenho nada a esconder de ninguém”, finalizou.



