A Câmara Municipal de Bauru aprovou, em sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (6), um projeto que concede o título de cidadão bauruense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A aprovação ocorreu por 17 votos a favor e 4 contra.
O projeto, de autoria do vereador Luiz Eduardo Borgo (Novo), justifica a homenagem pelo envio de R$ 70 milhões em recursos federais ao município durante a pandemia, e pelo fato de Bolsonaro ter recebido mais de 70% dos votos em Bauru nas últimas eleições.
O texto também menciona a nomeação de bauruenses para cargos no governo federal durante o mandato do ex-presidente, como o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o advogado-geral da União, André Mendonça, ambos com ligações com a cidade.
Moradores contrários ao título acompanharam a sessão, que foi conturbada e chegou a ser suspensa devido à movimentação de manifestantes no plenário.
A sessão foi realizada nesta quinta-feira (6) por conta do recesso de Carnaval.
A vereadora Estela Almagro (PT) se manifestou ao pedir palavra no debate contra o projeto durante sua fala na tribuna, enquanto o vereador Luiz Eduardo Borgo, autor da proposta, também se pronunciou e usou seu tempo para defender a homenagem.
Votaram a favor:
Júnior Rodrigues (PSD)
Pastor Bira (Podemos)
Márcio Teixeira (PL)
Marcelo Afonso (PSD)
Mané Losila (MDB)
Júlio César (PP)
José Roberto Segalla (União Brasil)
Cabo Helinho (PL)
Edson Miguel (Republicanos)
Júnior Lokadora (Podemos)
Dario Dudario (PSD)
Arnaldinho Ribeiro (Agir)
Beto Móveis (Republicanos)
Sandro Bussola (MDB)
André Maldonado (PSD)
Votaram contra:
Natalino da Pousada (PDT)
Miltinho Sardin (PSD)
Markinho Souza (MDB)
Estela Almagro (PT)
A proposta de conceder o título a Bolsonaro já havia sido discutida em 2021, mas foi arquivada após receber sete votos favoráveis e dez contrários na ocasião.
Fonte: G1 Bauru