O jovem pirajuiense João Vitor Defensor dos Santos, de 23 anos, se tornou destaque nacional no Jiu-jítsu em 2023 após disputar vários torneios na cidade de São Paulo. O atleta, que atualmente reside na capital paulista, faz parte da equipe MKBJJ Alex Siri e começou a treinar aos 17 anos inspirado pelo seu pai, que também é lutador.
Recém-graduado na faixa marrom, João conquistou neste ano a primeira colocação no ranking da categoria super-pesado na Confederação Brasileira de Jiu Jítsu Esportivo (CBJJE), ainda na faixa roxa. Além de ter recebido outros títulos em competições da CBJJE, tais como: campeão sulamericano, campeão mundial, duas vezes campeão brasileiro, vice-campeão internacional e campeão SP Open. Além de participar do BBJ Stars no Brasil, um dos maiores eventos de combate do mundo.
O atleta afirma que praticar a luta o ajuda no tratamento contra a depressão. “Eu enfrento a depressão há algum tempo e o jiu-jítsu me ajuda a lidar com isso. É muito importante dizer que o esporte pode auxiliar no tratamento e quero dizer que se você estiver no fundo do poço, é possível sair de lá. A depressão não pode te limitar e eu quero que minha vida sirva de inspiração para outras pessoas”, confessa.
Quando perguntado sobre seu sonho, o jovem, que também é profissional da área de Tecnologia da Informação (T.I.), disse que quer construir uma família unida e bem estruturada. Defensor também quer que seu nome seja conhecido no Jiu-jítsu e pensa em dar aulas no futuro. “Quero voltar para Pirajuí e abrir uma escola de luta”, finaliza.