Desde 23 de setembro, o Sesc Bauru está com as portas abertas para a exposição “Nise: a Revolução pelo afeto” que homenageia a médica Nise da Silveira e que conta com a exibição de trechos do rádiodocumentário “Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial no Brasil”, dirigido e roteirizado pelo jornalista pirajuiense Ednan Gomes.
Produzido em 2016, durante disciplina da faculdade de jornalismo e em parceria com as colegas Jessica Pirazza, Flávia Izidoro Renata Ribeiro e Vitória Palmejani, o projeto é um tributo à histórica “Carta de Bauru,” um marco crucial na luta antimanicomial no país e que foi assinada por diversos profissionais da área de saúde mental, pacientes e familiares. Esse documento teve um papel fundamental na promoção de tratamentos mais humanizados. “Tenho muito orgulho desse projeto que foi até finalista em algumas premiações pelo país, pois, ele conta uma história desconhecida de muitos bauruenses. Fomos à fundo na investigação e conseguimos capturar relatos fortes e emocionantes sobre as experiências em manicômios e bastidores da produção do manifesto”, relata Ednan.
O convite para integrar a exposição surpreendeu o pirajuiense. “Era algo que eu realmente não esperava. Porém meu coração se alegra em perceber que um documentário tão especial ganha um reconhecimento como este sete anos após a sua produção. Ele sai da gaveta e ganha a possibilidade de ser conhecido por outras pessoas”, finaliza.
Sobre Ednan Gomes
Nascido em Pirajuí (SP), Ednan Gomes é um profissional multifacetado, atuando como jornalista, professor, escritor e palestrante. Ao longo de sua carreira conquistou diversos prêmios e indicações em todo o Brasil, destacando-se nas áreas do jornalismo e da escrita criativa. Com especializações em Comunicação Empresarial e Literatura Brasileira, Ednan acumula experiência em assessoria de imprensa, jornais, sites, marketing, produção editorial e audiovisual. Atualmente, atua como docente no Governo do Estado de São Paulo e é um membro imortal da Academia Independente de Letras.
Serviço:
A exposição “Nise: a Revolução pelo afeto” ficará aberta à visitação, de forma gratuita, até 17/03/2024, no Espaço de Exposições do Sesc Bauru que fica localizado Avenida Aureliano Cardia, 6-71 Vila Cardia.
Horários: Terça a sexta, 8h às 11h (somente para grupos agendados) e 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.
Agendamento prévio de grupos pelo e-mail: agendamento.bauru@sescsp.org.br

Fonte: PirajuíNews